Os hormônios produzidos pelo corpo durante a ovulação e a gravidez são bastante semelhantes, o que pode gerar resultados confusos.
Um teste de ovulação pode detectar uma gravidez precoce?
Sim, é possível que um teste de ovulação identifique uma gravidez no início. Embora essa não seja sua função principal, se você estiver grávida no momento do teste, ele poderá apresentar um resultado positivo.
Se o teste feito no período correto do ciclo menstrual e o resultado for positivo, isso geralmente indica ovulação e não gravidez. Algumas mulheres observam sinais naturais de ovulação, como mudanças no muco cervical ou cólicas ovulatórias, e também monitoram a temperatura basal do corpo (TCB) para confirmar o resultado do teste. No entanto, se o teste de ovulação for positivo e a menstruação não ocorrer após algumas semanas, é uma oportunidade adequada para realizar um teste de gravidez.

Por que os testes de ovulação podem dar positivo na gravidez?
Os testes de ovulação e os testes de gravidez detectam hormônios diferentes, o teste de gravidez detecta o hCG, enquanto o teste de ovulação identifica o LH. No entanto, esses hormônios têm estruturas químicas semelhantes, e alguns testes podem não diferenciá-los corretamente. Se o teste de ovulação captar níveis crescentes de hCG na urina, pode resultar em um falso positivo para a ovulação quando, na verdade, uma mulher já está grávida.
Por exemplo, se um teste de ovulação for feito próximo ao final do ciclo menstrual e um embrião já tiver sido implantado no útero, o corpo pode produzir hCG suficiente para ser detectado pelo teste de ovulação.
“Às vezes, esses testes são bastante sensíveis e podem identificar o hCG precocemente”, explica a Dra. Sasha Hakman, ginecologista e endocrinologista reprodutiva certificada, da HRC Fertility em Los Angeles. Segundo ela, se os testes de ovulação continuarem apresentando resultados positivos, pode ser uma promessa de gravidez. O hormônio LH atinge seu pico durante a ovulação e diminui em cerca de 24 horas, independentemente da gravidez.
Já os níveis de hCG aumentam progressivamente nos primeiros dias de gestação, dobrando a cada dois dias. Assim, um teste de ovulação pode captar esses níveis crescentes.
Entretanto, os testes de ovulação não são uma forma confiável de confirmar uma gravidez. Se forem utilizados para esse fim, podem gerar resultados enganosos, seja um falso negativo por ser muito cedo para detectar a gravidez, seja um falso positivo devido à presença de LH.
“Embora os testes de ovulação possam, ocasionalmente, indicar uma gravidez precoce, os resultados devem ser analisados com cautela e sempre confirmados com um teste de gravidez adequado”, alerta a Dra. Hakman.
Qual a diferença entre um teste de ovulação e um teste de gravidez?
Ambos são testes de urina, mas medem hormônios diferentes. O teste de ovulação detecta o hormônio luteinizante (LH), enquanto o teste de gravidez identifica a gonadotrofina coriônica humana (hCG).
O LH sinaliza para os ovários liberarem um óvulo, desencadeando a ovulação. Quando seus níveis estão elevados, é um indicativo de que aquele é um momento propício para engravidar.
Já o hCG começa a ser produzido logo após a concepção, quando o embrião é implantado no útero. No entanto, como LH e hCG são quimicamente semelhantes, um teste de ovulação pode, em alguns casos, detectar o hCG.
Quando fazer um teste de ovulação e um teste de gravidez?
Os testes devem ser feitos seguindo as instruções do fabricante. Normalmente, o teste de ovulação é iniciado entre o 10º e 11º dia do ciclo menstrual – ou seja, alguns dias antes da ovulação, que ocorre no meio do ciclo. O ideal é testá-lo diariamente até obter um resultado positivo. Se seu ciclo for irregular, utilize o ciclo mais curto recente como referência e comece o teste alguns dias antes da metade desse ciclo.
Já os testes de gravidez fornecem identificação do hCG a partir do dia esperado para a menstruação. No entanto, esperar alguns dias a mais pode garantir um resultado mais preciso, pois os níveis de hCG continuam subindo.
Alguns testes de farmácia são sensíveis o suficiente para detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual, mas isso depende da quantidade de hCG que o corpo produz, e cada gravidez é diferente.
Se você quiser saber quanto antes se está grávida, um teste pode ser feito entre 10 e 12 dias após a ovulação. Caso o resultado seja negativo ou apresente uma linha muito fraca (o que pode indicar que os níveis de hCG ainda são baixos), recomendamos repetir o teste após alguns dias ou até uma semana.
Com conteúdo de babycenter.com

Sou Isabela Rocha, uma mulher apaixonada pelo universo da maternidade e que sempre sonhou em viver essa experiência transformadora. Minha vivência como mãe me inspirou a criar um espaço onde posso compartilhar conhecimento, oferecer inspiração e apoiar outras mães em suas trajetórias. Com um olhar acolhedor e dedicado, acredito que os desafios da maternidade são oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Meu propósito é ajudar outras mulheres a enfrentarem essa jornada com confiança, amor e leveza.