E então o tempo imparável começa: férias para as crianças. Quando se aproxima o fim do ano e o feriado prolongado também. E o que mais gostamos em meio a toda essa loucura? Viajar! É claro!
Nós amamos viajar aqui! Nós viajamos sempre que possível. Viagens curtas, viagens longas e viagens memoráveis (como a nossa viagem à Itália, que se tornou parte da nossa história familiar e da qual lembramos com carinho).
De qualquer forma, estamos realmente gostando de viajar por aqui. Esse é um ótimo hábito que quero transmitir aos meus filhos. Porque viajar agrega valor, ensina, desafia e faz feliz.
Mas a verdade é que viajar nem sempre é um mar de rosas. E estou convencida de que fazer as malas é uma das coisas que quase ninguém gosta em viagens. No final das contas, não basta simplesmente desistir e esperar que a vontade de Deus seja feita. Quando você viaja, você precisa pensar, planejar e organizar sua mala de forma eficiente. Se não, você estará em apuros. Eu posso garantir isso. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de bagagem para crianças pequenas, pois você realmente precisa levar muita coisa.

Então, o motivo pelo qual estou escrevendo este post é para compartilhar com vocês algumas dicas muito fáceis e legais que descobri enquanto fazia as malas dos meus filhos. Espero que gostem.
- Antes de começar a fazer as malas, faça uma lista dos itens que você quer levar e organize-os por categoria, se possível. Depois, basta marcar um “check” conforme você for fazendo a mala.
- Use apenas uma mala. Todos os itens para crianças são pequenos, então você pode levar muitos deles em uma mala maior. Acho mais fácil carregar apenas uma, já que você só precisa usar uma alça. Então, quando viajo de carro, levo apenas uma comigo. Acho que isso é prático.
- Quando faço a mala, sempre divido o espaço igualmente. Nos casos em que a família possui 2 crianças, coloque as coisas de um à esquerda e as coisas do outro à direita. Dessa forma até o marido saberá onde estão as coisas de cada criança na bolsa.
- Ao colocar roupas em uma mala, sempre separe em pilhas as peças que tenham mais ou menos algo em comum. Exemplo: Uma pilha de calças e camisas de manga comprida. Outra pilha de shorts e camisetas de manga curta. Portanto, coisas que estão relacionadas entre si estão próximas umas das outras.
- Outra opção é levar uma muda de roupa já preparada (em uma bolsa) junto com um traje completo incluindo roupa íntima, calça, camiseta e meias. Algumas pessoas preferem esse método porque ele permite que elas obtenham exatamente o que precisam. No entanto, devo admitir que nunca experimentei, então não posso julgar se é realmente bom ou não.
- Quantas peças de roupa devo levar no total? Recomendamos duas trocas de roupa por dia, mais uma troca de roupa adicional a cada três dias da sua viagem. Portanto, é improvável que haja escassez.
- Outra coisa importante para se ter cuidado é que, como a mala será dividida, então o que foi colocado de um lado, devem ser colocadas no mesmo espaço do outro lado. Exemplo: Calças e camisas de manga comprida ficam na frente esquerda em ambos os lados.
- Coloque itens que não sejam roupas, como sapatos, bolsas de higiene e toalhas em cima. Então, se você chegar ao seu destino e precisar tirar alguma coisa da mala e guardar em outro lugar, basta retirar e deixar suas roupas lá, cuidadosamente. PS: Muitos especialistas em organização de malas recomendam guardar esses itens na parte de baixo e as roupas na parte de cima para evitar vincos. Mas não acho que haja muita diferença. De qualquer forma, suas roupas de cima ou de baixo ficarão um pouco amassadas. Então acho melhor mantê-lo no fundo. Se você não tiver espaço no seu armário para alguma coisa, deixe-a na mala (e não se esqueça de tirar tudo o que estiver em cima).
- Falando em produtos de higiene, eu abuso deles. Sou obcecada por bolsas e artigos de higiene pessoal. Tenho uma bolsa de higiene e uma bolsa que pode guardar praticamente tudo e adoro usá-la para manter minha mala organizada.
- Para sua informação, essas duas bolsas de higiene estão sempre montadas e guardadas, esperando para serem tiradas do armário quando eu viajo. Eu uso as mesmas bolsas de remédios e higiene para ambos e isso economiza muito espaço. E o kit de higiene sempre vem com os seguintes itens: shampoo, sabonete líquido, repelente de insetos, protetor solar, pasta de dente; lenços umedecidos, creme para assaduras.
- E, finalmente, quando sua mala estiver pronta, você precisa pensar na segurança do seu conteúdo. Durante a viagem, alguém pode abrir sua mala sem que você perceba e roubar o conteúdo. Essa situação é muito desagradável, então aqui vai meu conselho: quando você estiver viajando sem mala (por exemplo, em um avião), certifique-se de selar sua bagagem.
Espero que vocês tenham gostado das dicas compartilhadas. Sem dúvida, ao colocá-las em prática, podemos ter uma experiência de viagem muito mais tranquila e segura, especialmente no que se refere ao cuidado com a bagagem. Afinal, ninguém quer passar por imprevistos ou contratempos que possam atrapalhar momentos que deveriam ser apenas de lazer e boas lembranças. Organização e atenção fazem toda a diferença!
Com conteúdo “Macetes de Mãe”

Sou Isabela Rocha, uma mulher apaixonada pelo universo da maternidade e que sempre sonhou em viver essa experiência transformadora. Minha vivência como mãe me inspirou a criar um espaço onde posso compartilhar conhecimento, oferecer inspiração e apoiar outras mães em suas trajetórias. Com um olhar acolhedor e dedicado, acredito que os desafios da maternidade são oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Meu propósito é ajudar outras mulheres a enfrentarem essa jornada com confiança, amor e leveza.