Crianças em idade escolar estão sempre crescendo — talvez não tanto quanto quando eram bebês, mas o suficiente para manter o metabolismo acelerado. Isso significa que, nessa fase, elas sentem fome com frequência. Além disso, seu estômago é pequeno e não se mantém cheio por muito tempo, tornando necessário comer a cada poucas horas.
Portanto, não se preocupe muito se seu filho parece estar sempre com fome. As crianças têm um senso natural de quanto precisam comer, e é importante respeitar esses sinais.
Isso não quer dizer que ele possa comer qualquer coisa a qualquer momento, mas sim que você deve oferecer opções saudáveis sempre que sentir fome, garantindo também que tenha bastante atividade física ao longo do dia.

Aqui estão algumas sugestões para lidar com uma criança que está sempre com fome:
- Incentive escolhas saudáveis. Se seu filho pede lanche o tempo todo, evite que ele coma batatas fritas sempre. As crianças não precisam de mais gordura na alimentação do que os adultos. Embora batatas fritas sejam aceitáveis de vez em quando, tente direcioná-lo para opções mais saudáveis, como frutas, queijo e grãos integrais. Até mesmo biscoitos integrais, pipoca e pretzels costumam ser alternativas menos calóricas.
- Tenha comida disponível o tempo todo. Quando meu filho chega da escola, ele está com fome, e isso é natural. Ele passou o dia aprendendo, correndo no recreio e brincando com os amigos, gastando muita energia. Então, o que eu faço? Sempre deixo frutas frescas disponíveis quando ele chega em casa. Já percebi que ter uma tigela de frutas à vista incentiva toda a família a consumi-las, e frutas são uma ótima opção de lanche prático e saudável para as crianças.
- Não obrigue seu filho a comer tudo do prato. Você pode pensar que, se ele terminar todo o macarrão agora, não pedirá um lanche mais tarde. No entanto, forçar uma criança a comer quando ela não quer não é uma boa ideia. Se elas aprendem a ignorar os sinais naturais de saciedade, isso pode causar problemas alimentares no futuro, incluindo compulsão alimentar e obesidade.
- Se seu filho usar a frase “Estou com fome” para atrasar a hora de dormir (uma tática comum de enrolação), ofereça um lanche uma a duas horas antes de dormir — e depois deixe claro que a cozinha está fechada para a noite. Além disso, se parecer que seu filho está usando a comida por motivos psicológicos, provavelmente é um pedido de atenção. Tente passar mais tempo com ele individualmente ou faça um esforço para estar mais tempo juntos como família.
Veja também: Filho exigente: como expandir o cardápio
Desde que seu filho não esteja acima do peso (de acordo com as tabelas de crescimento no consultório do pediatra) e você esteja oferecendo alimentos nutritivos, a alimentação constante dele não é realmente um problema. Isso só significa que você terá que fazer viagens mais frequentes ao supermercado.
Com conteúdo BabyCenter.com

Sou Isabela Rocha, uma mulher apaixonada pelo universo da maternidade e que sempre sonhou em viver essa experiência transformadora. Minha vivência como mãe me inspirou a criar um espaço onde posso compartilhar conhecimento, oferecer inspiração e apoiar outras mães em suas trajetórias. Com um olhar acolhedor e dedicado, acredito que os desafios da maternidade são oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Meu propósito é ajudar outras mulheres a enfrentarem essa jornada com confiança, amor e leveza.