10 Dicas para quem quer divulgar o seu negócio sem gastar

Como vocês sabem, criei uma série de artigos neste blog para incentivar e apoiar mães que estão pensando em começar seus próprios negócios. No meu primeiro post dei algumas dicas sobre como decidir no que trabalhar. No segundo post, trouxemos informações para quem tem interesse em abrir uma empresa no formato MEI (Micro Empreendedor Individual). Tudo dentro da lei, inclusive a emissão de notas fiscais, e não há impostos (apenas uma taxa fixa mensal, atualmente inferior a R$ 81,00 por mês). Hoje compartilharemos algumas dicas sobre como promover seu negócio e obter bons resultados sem fazer grandes investimentos (ou até mesmo sem investimento algum).

Espero que isso ajude! Depois volte aqui e me diga se funcionou! 🙂

  1. Primeiro, promova seu negócio com sua rede de contatos. O primeiro passo para promover seu negócio é bem simples. Espalhe a notícia para seus amigos, vizinhos e parentes. Você pode fazer isso redigindo um e-mail bem descritivo (mas curto) e encaminhando-o para seus contatos. Você também pode compartilhá-lo no seu perfil do Facebook, Google+, Instagram e outras redes sociais. Se possível, anexe uma fotografia a esta divulgação. E lembre-se: texto claro e curto que explique sucintamente o que sua empresa faz. E não se esqueça: divulgue-o para todos que você conhece.
  2. Crie uma página para sua empresa no Facebook. Em seguida, vale a pena investir na criação de uma fan page para o seu negócio no Facebook. É rápido de preparar e barato. Depois de criado, adicione uma foto do produto que você está vendendo e uma breve descrição. Se possível, adicione também qualquer informação adicional relacionada à sua empresa. Por exemplo, você começou uma empresa que faz decorações para festas infantis? Então poste dicas de coisas legais para decorar festas infantis na sua fan page. Você pode encontrar essas imagens no Google, Pinterest ou outras fontes online. Mas tenha em mente: Se você publicar algo que não fez, cite sua fonte (insira um link que direcione para ela). Depois de criar sua página e inserir as informações relevantes, publique-a. Isso pode ser feito postando links para suas páginas em suas linhas do tempo pessoais, comunicando-se com seus contatos por e-mail ou até mesmo colocando anúncios pagos no Facebook. Essa publicidade paga não precisa ser em grande escala. Em muitos casos, você pode obter bons resultados investindo apenas alguns reais por dia e aumentar rapidamente o número de seguidores que você tem.
  3. Crie um site ou blog para promover seu negócio. Depois de criar uma página, que você pode criar rapidamente, recomendamos criar um blog ou site para sua empresa. Você pode criar um site gratuito ou pago. Nunca usei um serviço gratuito de criação de sites, então não posso recomendar nenhum. No entanto, se você decidir criar um site pago, é uma boa ideia pedir recomendações aos seus amigos antes de escolher uma empresa para criar seu site. O problema deste site é a manutenção. Isso significa que se você quiser adicionar algo novo ou alterar alguma informação, precisará procurar a ajuda de um programador. Então, se você tem um negócio que constantemente produz e lança novidades (por exemplo, uma empresa de decoração de festas que organiza uma festa diferente a cada vez) e não quer/não pode gastar dinheiro com isso, então faça um blog para ele. Lá você pode inserir seus próprios dados e atualizá-los a qualquer momento. As duas plataformas que você pode usar para criar um blog são o Blogger e o WordPress. Se você estiver criando um blog para promover seu negócio, lembre-se de escolher um layout relacionado a negócios com o nome da sua empresa em destaque no topo (cabeçalho) (as plataformas Blogger e WordPress fornecem layouts prontos para uso nos quais você pode começar a digitar . Adicione muitas informações e imagens interessantes que expliquem o que você faz. Outro detalhe importante: Se possível, adquira um registro em nome da sua empresa. Caso você queira adquirir um registro “.com.br”, visite o site www.registro.br para verificar a disponibilidade. Se sim, compre. Se você criar um blog no Blogger, poderá comprar o registro lá, mas somente em “.com”. Minha sugestão: mesmo que você compre e use um registro “.com” dentro do Blogger, certifique-se de comprar também um registro “.com.br”. Você nunca sabe quando seu negócio vai crescer. É por isso que você quer criar um site bem organizado.
  4. Crie um perfil comercial no Instagram. Muitas mães empreendedoras criam coisas lindas, seja decoração, roupas, buffet, etc., e o Instagram é definitivamente uma ótima maneira de promovê-las. Porque o objetivo do Instagram é tirar fotos de coisas legais e publicá-las para seus seguidores verem e curtirem. Além disso, conversei com alguém que administra uma loja online e ela confessou que o Instagram tem sido uma ótima maneira de vender seus produtos. As pessoas veem, adoram e querem saber como comprar. Se possível, crie um perfil de empresa nessa rede social e publique fotos de suas diferentes atividades. E você também pode compartilhar essas fotos na sua página do Facebook.
  5. Tenha cartões de visita prontos e distribua-os sempre que possível. Muitas das pessoas que você conhece e com quem conversa por acaso podem ser clientes em potencial. Por isso, se você acha que vale a pena, vale a pena criar um cartão de visita com as informações mais importantes sobre sua empresa: nome da empresa, telefone, site e endereços das redes sociais da empresa. Outra dica: Por exemplo, se você estiver organizando uma festa de aniversário para uma criança, você pode pegar cartões e colocá-los em algum lugar da festa para que os outros convidados saibam quem foi o responsável pela tarefa. Por favor, verifique com seu cliente se está tudo bem fazer isso. Essa estratégia é ótima e pode ser aplicada a outros tipos de negócios também. Considere sempre se isso funcionará para você e, se sim, implemente. Eu mesma já utilizei esse serviço.
  6. Conquiste seus primeiros clientes para que eles possam lhe trazer mais clientes. Principalmente quando você está começando, muitas vezes vale a pena oferecer preços super especiais para atrair clientes e depois usá-los para alcançar mais clientes. Clientes satisfeitos provavelmente recomendarão você a outras pessoas, tornando o boca a boca a forma mais eficaz de publicidade. E ainda é grátis!
  7. Não se esqueça do atendimento ao cliente. Isso mesmo! Você atendeu um cliente, vendeu algo, prestou um serviço e agora seu papel está concluído. De jeito nenhum! Uma nova fase acaba de começar. Após a venda ou serviço, envie um e-mail ou ligue para o cliente e peça sua opinião, se ele está satisfeito ou não, ou se ele tem alguma sugestão. Isso mostra a seus clientes que você leva a sério a melhoria contínua e aumenta a probabilidade de eles comprarem de você novamente.
  8. Ouça clientes satisfeitos. Sim, isso é muito útil! Peça aos seus clientes satisfeitos que lhe enviem um breve depoimento expressando a opinião deles sobre o seu serviço/produto e peça permissão para incluí-lo em seus materiais de comunicação. Em seguida, compartilhe este depoimento em seu site, fan page ou outro meio de promover seu negócio. É mais provável que eles comprem de você se souberem que outros ficaram satisfeitos.
  9. Faça parcerias com empresas relacionadas ao seu negócio. Considere quais empresas oferecem serviços ou produtos que complementam seu negócio e veja se a colaboração é possível. Exemplo: Se você for o responsável pela decoração de uma festa infantil, procure uma empresa de buffet ou confeiteiro para ver se vocês podem trabalhar juntos em algo. Esses pontos em comum incluem uma pessoa recomendando a outra, uma pessoa promovendo os negócios da outra em seus canais de comunicação e assim por diante. Mas o mais importante é apenas firmar essas parcerias com empresas que você conhece bem e em que realmente confia. Não fazer isso pode prejudicar a boa imagem da sua empresa e prejudicar gravemente o seu negócio.
  10. E por fim, o mais importante é atender bem nossos clientes, fabricar produtos de qualidade, prestar um bom atendimento e cobrar um preço justo. Acho que este é o conselho mais importante para quem quer fazer barulho sem gastar uma fortuna. Se você fizer algo bem, atender bem seus clientes, atender e até mesmo superar suas expectativas, eles ficarão felizes e falarão positivamente sobre você para muitas outras pessoas. Em outras palavras, faça bem o que você se propôs a fazer (e cobre um preço justo por isso, é claro) e você fará negócios.

Com conteúdo de “Macetes de Mãe”

Compartilhe: