Sejamos honestos, em nossa vida cotidiana corrida, tendemos a adiar coisas que precisam ser feitas mais cedo ou mais tarde. Não tem jeito. O grande problema é que muitas dessas coisas acabarão se tornando problemas se você as adiar por muito tempo.
É por isso que decidi escrever o post de hoje com 10 dicas sobre o que você pode fazer para ajudar seus filhos a se atualizarem durante as férias. Sim, as crianças estarão “relaxadas” naquele dia e, em muitos casos, estaremos de férias e teremos ainda mais “tempo livre” (seria muito difícil ter 24 horas com as crianças). (Isso não significa tempo livre para mim, ou você?).
Agora, vamos dar uma olhada em algumas dicas. Um caderno prático (ou telefone) para anotar tudo.
1. Mantenha suas vacinas em dia.
Para trazer mais normalidade ao dia a dia, as mães que nunca adiaram a vacinação que atirem a primeira pedra. Bom, as férias não são exatamente um “período de silêncio”, mas as crianças vão correr e brincar de qualquer maneira, então vamos dar a elas aquelas vacinas atrasadas.
2. Leve-a ao dentista
Essa é outra coisa que continuamos adiando. Ok, chega de desculpas. As férias também são uma boa época para levar seus filhos ao dentista.
3. Leve seu filho ao pediatra para exames regulares
Levamos os filhos ao pediatra todo mês durante o primeiro ano de vida. Depois disso, é só quando estão doentes. Porém, exames regulares são muito importantes, mesmo que seu filho não esteja doente. Durante essas conversas, o pediatra pode avaliar a criança com calma, analisar seu desenvolvimento e reconhecer se há algum problema. Na pressa de atender uma criança doente, isso é praticamente impossível.

4. Leve-os ao oftalmologista
Você sabia que as crianças precisam de exames oftalmológicos regulares? De preferência ao nascer, pois os exames feitos no nascimento não são suficientes para detectar todos os problemas de visão. Você deve consultar um oftalmologista assim que seu filho completar 6 meses de idade (ou o mais breve possível depois disso).
5. Levar seu filho a outro especialista (um especialista ao qual você queria levá-lo há anos, mas nunca o fez).
A criança deve visitar periodicamente um especialista em ouvido, nariz e garganta, alergista, especialista em doenças respiratórias, etc.? Conheço um especialista que continua dizendo que você deve levá-lo. Mas você nunca faz isso? Por que não dar uma pausa na sua rotina chata de sempre por um momento? Bem, agora é a hora. Férias são ótimas para isso.
6. Obter RG, CPF e Passaporte
Obter os documentos do seu filho não é a tarefa mais divertida do mundo, mas você terá que encontrar tempo para isso em algum momento. Você quer aproveitar suas férias?
7. Compre roupas novas (ou o que lhe falta)
De qualquer forma, as crianças estão de férias. Vocês podem experimentar roupas juntos e pedir ajuda para escolher o que você precisa ou precisa comprar. Claro, isso só é verdade se você for corajoso o suficiente. Hahahaha!
8. Levá-los ao cabeleireiro
Como fazemos isso com muita frequência, não é algo importante ou essencial que temos que fazer durante as férias. Mas começar a usar um corte de cabelo mais curto para seu filho no início do novo ano letivo pode economizar tempo depois das férias e ajudar você a voltar à sua rotina corrida.
9. Levá-los para alguns lugares super legais que sempre quis conhecer, mas nunca teve a oportunidade.
Estou sempre descobrindo lugares incríveis para ir com as crianças, mas nunca tenho tempo para realmente levá-los. Bem, é para isso que servem as férias. Fomos ao museu onde levamos as crianças há mais de um ano, fizemos um piquenique no parque do outro lado da cidade e fizemos muitas coisas divertidas que as crianças gostam.
10. Inscreva seu filho em um curso ou atividade que você vem planejando há muito tempo
Você quer matricular seu filho em natação, balé, judô, inglês ou qualquer outra atividade, mas esse desejo permanece no reino das ideias. Você sempre adia. Ok, chega de procrastinação. Se você está de férias, aja agora!
Com conteúdo de “Macetes de Mãe”

Sou Isabela Rocha, uma mulher apaixonada pelo universo da maternidade e que sempre sonhou em viver essa experiência transformadora. Minha vivência como mãe me inspirou a criar um espaço onde posso compartilhar conhecimento, oferecer inspiração e apoiar outras mães em suas trajetórias. Com um olhar acolhedor e dedicado, acredito que os desafios da maternidade são oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Meu propósito é ajudar outras mulheres a enfrentarem essa jornada com confiança, amor e leveza.